sábado, 8 de outubro de 2011

De Vanessa Paradis à Croque-monsieur


Começamos nosso dia com uma seleção fantásticas de músicas da Vanessa Paradis na televisão. Nos levantamos muito cedo para fazer o passeio Parisien d'un jour. O que consiste esse passeio? É o seguinte, você entra no site e faz a inscrição dizendo qual lugar você gostaria de visitar, qual a língua que você prefere e algumas outras informações sobre sua disposição de andar por Paris. Em seguida um dos guias entra em contato por e-mail e propõe um roteiro e, se tudo estiver a seu gosto o passeio está marcado. Tudo isso de graça!!! E... com uma pessoa extremamente entusiasmada e simpática. Nosso guia foi o Alain, um senhor extremante querido que nos fez mergulhar na história de Paris enquanto (re)descobríamos as ruas de Paris.

Foto de grupo no fim do passeio... que durou 4 horas!!! Nem vimos o tempo passar.

Então, Alain passou por diversas épocas da história de Paris de acordo com os monumentos que encontrávamos. Mas na grande maioria das vezes eram construções, casas e pequenos detalhes que não são conhecidos ou valorizados. Ju e eu ficamos maravilhadas com tanta história e seria impossível retratar aqui tanta coisa. Eu figuei tão pasma que tirei meia dúzia de fotos, mas elas foram tiradas por que representam uma parte muito importante da história da França.

Um pequeno pedaço da grande muralha.
No verão de 1190 Philipe Auguste e Ricardo Coração de Leão partem juntos para a Terceira Cruzada que mobilizou também os maiores barões da França. Mas antes de partir Philipe Auguste pede aos habitantes que contribuam para a segurança da cidade com a construção de uma muralha de aproximadamente 5km, concluída em 1210. Esta muralha que protegia Paris possuía dez metros de altura e era coroada com um parapeito com ameias (cada um dos parapeitos separados regularmente por merlões na parte superior das muralhas de fortalezas e castelos) e possuía uma dúzia de portas que davam acesso a cidade.

Enfim, muita história... e estar diante de um pedacinho dessa grande história me deixou eufórica. Sou tão pequenininha num mundo tão grande e tão antigo... Esse passeio nos fez abrir olhos para uma nova Paris, rica de histórias antigas e não muito conhecidas, curiosidades e até mesmo fatos insólitos.

Para que o post não fique sem continuidade vou apenas comentar que depois do passeio ocorreu um "fato" inominável, inblogável e intuitável. Este permanecerá apenas em nossa memória, por enquanto... Algumas horas após o tal "fato" terminamos a noite nos esbaldando com um delicioso Croque-monsieur (a evolução do misto quente, fantastique!). FIN!

Nenhum comentário: