sábado, 15 de janeiro de 2011

10 Frases em 10 Filmes - No.02 - Eternal Sunshine



Título / Título Original: Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças / Eternal Sunshine of the Spotless Mind

Gênero / Ano de Produção: COMÉDIA/DRAMA/ROMANCE - 2004

Diretor: Michel Gondry

Roteiro:  Charlie Kaufman

Elenco: Jim Carrey, Kate Winslet, Kirsten Dunst, Victor Rasuk, Mark Ruffalo, Tom Wilkinson, Elijah Wood

Sinopse: Joel (Jim Carrey) apaixona-se por Clementine (Kate Winslet) em uma viagem. Foi amor à primeira vista. Assim eles vivem um relacionamento como todos os outros, com um início majestoso, um meio e um desconsertante fim. Um dia quando Joel reencontra Clementine após o rompimento do relacionamento, ela simplesmente não o reconhece. Ao procurar saber porque isso acontecera, Joel descobre que Clementine usou os serviços de uma empresa especializada em apagar certas lembranças da memória de seus clientes. Ele, inconformado com a situação, não deixa por menos e resolve tentar também apagar de vez Clementine de sua mente.

Comentário: Acabei de perceber que a maioria dos meus filmes preferidos eu assisti sozinha. Engraçado isso, não? Enfim, isso deve ser um sinal de algo que eu ainda não compreendo, por mais óbvio que seja. O filme, para quem não viu: Que vergonha! Saia agora e alugue! Para quem viu, eu preciso realmente falar alguma coisa a mais? Tem gente que não gosta muito do Jim Carey, mas ele conquistou o meu respeito depois desse filme, mesmo que ele eventualmente faça filmes ridículos o moço mostrou que sabe trabalhar sério. A Kate Winslet é fantástica, considero ela uma das melhores atrizes do nosso tempo. O roteiro do filme é uma daquelas maravilhosas viagens que te fazem pensar e repensar tudo durante dias, pelo menos é assim que acontece comigo. A trilha... ah, a trilha... só ouvindo mesmo...


E obviamente, o golpe de misericórdia vem na última cena do filme. Depois de ver todo o lado monstruoso de um relacionamento. Depois de todas as discussões, das falhas, os defeitos, as dores... depois que tudo deu errado, depois que você sabe aonde pode terminar novamente, mesmo assim... Ok.
 
[últimas falas]
Joel: Eu não consigo ver nada que eu não goste em você.
Clementine: Mas você vai! Mas você vai. Você sabe, você vai pensar nas coisas. E eu vou ficar entediada com você e você se sentirá encurralado, porque é isso que acontece comigo.
Joel: [sorrindo] Ok.
Clementine: [pausa, num misto de pranto com sorrisos] Ok.

Nenhum comentário: