sábado, 25 de dezembro de 2010

Meme das Antigas Express: Uma corrida alucinante por 2010


Essa é uma ideia do meu BFF Max Reinert (foi você quem disse, agora aguenta...), o lindo e maravilhoso teve a iniciativa de fazer um inventário de 2010 através de posts diários sobre diversas temáticas durante todo o mês de dezembro. Para se informar, olhe aqui no blog dele (que aliás, é fantástico... Te amo, meu bem!). Quando o "Meme das Antigas - um inventário de 2010" começou eu estava atolada de trabalho e não podia aderir, mas ficava acompanhando o site do Max e dos outros que apareciam no reader do Google, e sempre ficava pensando "puxa, queria tanto participar...". Enfim, estamos no Natal e este ano o meu está sendo verdadeiramente uma bênção, por isso pensei em fazer uma retrospectiva express (mesmo que os dias já tenham passado) e continuar a partir daí até o dia 31 de dezembro.

Dia 01/12 – Peraí... 2010 tá acabando?

Quando percebi que 2010 estava acabando foi no dia em que o Max postou a ideia do Meme das Antigas. Pensei: "Espera aí, como assim tá acabando?!? Ainda faltam mais de 15 dia pra dezembro?". Daí no mesmo dia fui ao shopping e já falavam de Natal... "Ui, saco! Mais uma ano que se vai...". Nessas épocas sempre lembro de quando eu tinha os meus 15 anos e ficava ansiosa porque o tempo não passava até o fim do ano, agora a gente pisca e o ano te deu uma rasteira.

Dia 02/12 – Mas 2010 ainda não acabou, ainda vou tentar...

Esse tema realmente me inspirou, pois já que havia realizado que o ano estava acabando pensei em por em prática um plano fantástico para o fim desse ano. Como eu provavelmente não poderia viajar, então eu decidi que traria mamãe para ficar comigo aqui no Rio, e que assim passaríamos um Natal e Ano Novo diferente. Deu certo! Mamãe está feliz e contente lá no sofá, de barriguinha cheia e até de pilequinho por causa do vinho. E eu estou aqui escrevendo o post. Melancolia? Que nada, é paz mesmo, nunca fui tão feliz no Natal! Tédio? Que nada! Eu podia estar sentada num sofá ouvindo as mesmas histórias de todos os anos e fazendo cara de contente na frente da família toda (isso sim é tédio), agora estou aqui ouvindo minha música tranquilamente, e aproveitando o embalo do vinho pra me aventurar nessa empreitada. Mas o que eu tentei fazer ainda esse ano foi:

- Mudar o visual; (Feito! Pintei e cortei o cabelo! Tudo num momento de fúria, mas ficou fantástico!)
- Resolver problemas burocráticos de diversas ordens; (Humm, bem, tipo assim... alguns eu até resolvi, mas está tudo um zona ainda... fazer o que?)
- Organizar mais meu tempo e me dedicar a dissertação de mestrado; (Organizei, animei, e depois desanimei, mas em 2011 tudo será diferente... assim eu espero...)

Para quem estiver pensando "Só isso?" eu digo em carioquês "Caraicaxxx, você num tem noção de como tudo isso foi difícil!" Brincadeiras a parte, minha nova filosofia é Menos é Mais.

Dia 03/12 – Meu filme preferido em 2010

Quem me conhece sabe que eu amo cinema, filmes, séries, etc. No início do ano comecei a fazer uma listagem dos filmes que estava assistindo, e também fazia uma crítica o classificando de acordo com um número de estrelas, quando a contagem passou de 50 eu parei e depois perdi a conta. Nem todo filme é bom, obviamente... cinema é meu hobby digamos assim, ou uma arte que aprecio semanalmente (em algumas épocas diariamente). Esse ano alguns dos meus filmes favoritos foram:

Comentário: Poesia em movimento! Lindo, intenso, provocante, surpreendente e verdadeiro. Pode não agradar a todos, mas é um tipo de filme que aprecio muito.

Comentário: Ca-ra-lho! Que roteiro, que trilha sonora, que fotografia, que efeitos!

Cometário: Drama, comédia, realidade? Não sei, são tantos os temas tratados no filme, e de uma maneira tão despretensiosa, que eu não sei classificar. Te faz rir e te emociona ao ponto de lágrimas. Sem clichês, sem final feliz, nem triste, só vida mesmo...

Comentário: Eu não consegui achar um outro trailer, e vendo esse o filme parece ser fofo, feliz o romântico. Nem sonhe! Não é pesado, mas retrata como a vida é na maior parte do tempo... cruel, injusta, infeliz e solitária.

Comentário: Sem mais comentários... Esse foi meu filme predileto! Só não me pergunte o porquê.

Dia 04/12 – Meu site/blog preferido em 2010

Acelerando... Site, um só? Isso não existe! A hiperatividade é aquilo que rege minha interação na internet, eu ficaria horas pensando e mais horas escrevendo. Num jogo rápido... os blog dos amigos!

Dia 05/12 – Um vídeo do YouTube em 2010

Comentário: Vídeo sobre o qual eu já falei no meu último post.

Dia 06/12 – Meu livro favorito em 2010

Ai ai, eu leio tanto quanto vejo filmes... Ok, a Trilogia Millenium, pois são mais de 1500 páginas e eu li todos os livros em 3 semanas, eu simplesmente não conseguia desgrudar deles. 

Dia 07/12 – Meu parceiro de 2010


Meu Nokia N97! Para acessar redes sociais, e-mail e principalmente ouvir música. Esse foi o meu grande companheiro de 2010.

Dia 08/12 – Meu lugar preferido em 2010



Trocadéro, Paris, França. Não somente pela Tour Eiffel (que é linda!), ou pela Cité de l'architecture du patrimoine (que é um museu fantástico!), mas apenas por um momento singelo na estação de metrô Trocadéro.

Dia 09/12 – Meu show preferido de 2010

Show, humm... Vale dvd? Se sim, nada de extraordinário... Bem, nem tudo tinha que ser fantástico né...

Dia 10/12 – Minha música favorita em 2010

Música também é algo complexo, ouço tanta música quanto leio e vejo filmes, mas se restringirmos a músicas que ouvi ou descobri em 2010 eu diria que... uma só? Tá bom...



Dia 11/12 – Minha compra de 2010

Explorando meu outro lado sensível, e uma das minhas paixões, eu comprei uma câmera fotográfica séria, mas não imponente. Um Lumix LX3 com cara de retrô e super compacta. E se Papai Noel existir de verdade ela vai chegar amanhã!



Dia 12/12 – Meu pior dia de 2010

Esse foi a ano da lavagem do roupa suja, dos exorcismos em minha vida, o ano da ressaca moral e imoral. Quando li o tema pensei em muitas coisas, o ano não foi fácil, mas acredito que o pior dia foi aquele em que eu entendi que as palavras escritas podem ser apagadas ou queimadas, mas aquelas ditas jamais se perdem e nos assombram eternamente.

Dia 13/12 – Meu melhor dia de 2010

Paris, dia 31 de julho de 2010. Por que? Para quem me conhece bem sabe o porquê, e para quem não me conhece... eu estava em Paris, meu bem!

Dia 14/12 – Em 2010 eu pela primeira vez...

... Fiz minha primeira viagem internacional. Dias fantásticos em Paris, Londres e Madrid.

Dia 15/12 – Em 2010 eu pensei em fugir para... 

...muitos lugares, e até consegui ir para alguns deles, mas no fim percebi que o meu verdadeiro refúgio é o Rio de Janeiro. Estou fugindo todos os dias...

Dia 16/12 – Em 2010 eu tentei... 

...Ser menos sentimental. Isso renderia um post inteiro, ou uma tese, ou um livro, mas não vamos perder tempo. O importante é que tentei e cheguei a conclusão de que "Até cortar os defeitos pode ser perigoso - nunca se sabe qual o defeito que sustenta nosso edifício inteiro", assim como já dizia Clarice Lispector.

Dia 17/12 – Em 2010 eu consegui...

...Ser feliz sozinha.



Dia 18/12 – Em 2010 tive inveja de...

...ninguém. Tá, pode ser extremo, mas a verdade é que não sinto muita inveja não. Estou a 15 minutos viajando na memória e pensando em alguma coisa, e nada. Se eu quiser acabar isso logo vamos ter que acelerar... vamos lá!

Dia 19/12 – Em 2010 eu quase...

...comprei uma passagem para fugir do Brasil, de vez!


Dia 20/12 – Em 2010 eu descobri que...

...a ignorância é uma bênção.

Esse tipo de coisa todo mundo sempre fala, já virou clichê, mas esse ano eu finalmente entendi. Não sei se todos vão me compreender, mas eu me sinto uma alienígena as vezes quando estou no meio das outras pessoas "normais", aquelas que conseguem ser felizes facilmente e cujos maiores problemas ou dilemas (para mim) são ridiculamente fácies de serem resolvidos. Acho que sou como Alice, eu já atravessei o espelho...


Dia 21/12 – Em 2010 eu quis matar... 

...99,9% das pessoas! Ouvi tanta merda nessas eleições que foi difícil não pensar em homicídio, sem  mais comentários...

Dia 22/12 – E o troféu vergonha alheia de 2010 vai para...


...todos aqueles que elegeram o Tiririca. Todos que digitaram o número dele dígito por dígito, e depois de verem a foto tiveram a audácia (ou ignorância) de apertar CONFIRMA. Sem noção!


Dia 23/12 – E o troféu me mata de orgulho de 2010 vai para...

...Anderson, meu amigo e companheiro de todos os dias aqui no Rio. Ele é uma pessoa fantástica e sempre o será para mim, mas esse ano eu descobri o quão especial ele é para tantas outras pessoas. E principalmente fico orgulhosa, ainda mais feliz que orgulhosa, de saber que ele está tentando ser ainda melhor do que já é, mesmo que isso comece com uma mudança interior.



Dia 24/12 – Meu momento "Eu sou Ryka" em 2010 foi...

...ficar comentando das coisas que vi na viagem a Europa como se ir para Paris fosse como ir ali na padaria da esquina. Sim, eu fui besta, eu estou besta ainda e sinto muito mas serei ainda mais besta... huahuahua

Dia 25/12 – Meu momento "Heleninha Roitman" em 2010 foi...

...carnaval? Bem, eu não lembro de muita coisa, não sei se cheguei ao nível da Helena Roitman, mas que me passei... eu sei que passei.



That's all folks! Amanhã continuo nessa retrospectiva do ano de 2010 seguindo as datas certinho. Obrigada pela paciência e [sarcasmo mode on] desculpa qualquer coisa [sarcasmo mode off].