segunda-feira, 28 de junho de 2010

Pensando bem... que mal tem?

Quando você pensa em hipocrisia o que lhe vem a mente? "Odeio gente hipócrita!" ou "Hipocrisia é o pior defeito do ser humano." ? Você nunca fingiu gostar de algo só para não magoar os sentimentos de alguém? Você nunca deu conselhos que você mesmo não seria capaz de seguir? Você nunca colocou um sorriso no seu rosto mesmo estando triste? Você sempre fala o que pensa? Você nunca mente? Eu poderia continuar por horas, e sabe o porquê? Porque somos hipócritas natos. Seria impossível sobreviver no mundo de hoje sem a hipocrisia. É claro que existe um linha tênue entre a hipocrisia "boa" e a "ruim" (coloco aspas porque tudo é relativo). Por isso, eu acho que quem diz qualquer uma das duas frases acima é um hipócrita. Eu não acho que toda hipocrisia seja nociva, mas sei que ela pode o ser na maioria das vezes. Hoje eu a vejo de uma forma mais branda, eu não sei o porquê. Começo a não detestá-la tanto, afinal, se usar uma máscara bonita é ser hipócrita, eu sou hipócrita. E deixando a dita cuja de lado, eu não sou uma pessoa ruim. Logo, hipocrisia pode ser algo bom.

Como disse François La Rochefoucauld: L'hypocrisie est un hommage que le vice rend à la vertu. (A hipocrisia é uma homenagem que o vício presta à virtude.) O que é ser um hipócrita senão fingir ser alguém cheio de virtudes. Fingir, mentir,... O lado bom ou ruim do fingimento depende do caráter da pessoa. Como eu disse, tudo é relativo. Todos fazemos parte da mesma hipocrisia, cada um vive no seu mundo hipócrita e particular, todos temos relacionamentos hipócritas em nome da boa convivência,... viva a hipocrisia! Mas cuidado, use-a com parcimônia. Como em tudo na vida, exageros nunca são bons!

Nenhum comentário: